LETTERI D’AVVISI

Um blog de alunos de Jornalismo da UNIMEP

Os marcos do jornalismo

leave a comment »

O desenvolvimento do jornalismo foi marcado por três fatos principais: A expansão, a comercialização e a profissionalização dos jornalistas.

O desenvolvimento do primeiro mass media, a imprensa, ocorreu durante o século XIX. O jornal, que inicialmente tinha o intuito de fornecer propagandas, passou á ter como objetivo o fornecimento de informações.

No século XVIII o jornal era usado com arma política e, em meados do século XIX, ele se tornou um negócio baseado nos lucros. As notícias tornaram-se fatos e não opiniões.  Já no fim do século, a informação era tida como mercadoria. A imprensa tornou- se mais sensacionalista e os fatos que marcaram essa evolução foi a comercialização e a profissionalização dos trabalhadores da imprensa.

Os jornais passaram a se auto-financiar e o jornalismo se tornou um negócio com crescente número de proprietários, tornando-se cada vez mais importante para a publicidade. Hoje, a publicidade ganha várias páginas de inúmeros jornais, variando de acordo com seus leitores e classes sociais.

No século XIX houve a escolarização de massas, permitindo o aumento de leitores e o fortalecimento da luta contra a censura com a denominação da imprensa como o “Quarto Poder”.

Os jornalistas eram tidos como revolucionários e os jornais eram instrumentos fundamentais para a relação da sociedade com o governo.

Com o passar do tempo o jornalismo deixa a exclusividade á política, para tornar as noticias, informações. Um novo produto com o objetivo de lucro.

Em resumo, a expansão da imprensa implicou no desenvolvimento do capitalismo, na alfabetização, na constituição de centros urbanos, na necessidade de um novo sistema de governo, em uma luta constante por liberdade e autonomia e na profissionalização dos jornalistas que se orientavam por novos valores com enormes responsabilidades sociais.

Anúncios

Written by jrnlsmo

14 de maio de 2009 às 00:09

Publicado em Acadêmicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: